Essa foi minha primeira viagem onde tive que carregar nas costas tudo o que quisesse levar, obviamente é nesse momento que vemos o que é realmente essencial. Daí a importância de você saber certinho o que levar para o Circuito W!
Tem que pensar com cuidado, analisar o peso de todos os itens e lembrar que não eram só os 5 dias de trekking pelo Circuito W. Também teríamos alguns dias de descanso em Puerto Natales e Punta Arenas, então eu achei legal ter pelo menos uma roupa limpinha para ficar na cidade depois.
O que levar para o Circuito W – o que vestir
- 1 legging térmica
- 1 legging comum
- 1 calça de trilha
- 1 calça de snow (totalmente desnecessária e pesada – erro!)
- 2 camisetas dry-fit de manga longa
- 1 camisetas dry-fit de manga curta
- 1 camiseta manga curta
- 1 fleece
- 1 jaqueta de pluma
- 1 corta-vento
- 1 gorro de lã
- 1 boné
- 1 óculos de sol
- 1 bandana
- 1 par de luva
- 4 pares de meia
- 6 calcinhas (não levei uma pra cada dia, pois aproveito quando tenho mais de uma noite no mesmo hotel para lavar – fiz o mesmo com as meias)
- 3 tops (de academia)
- 1 regata (pra usar por baixo das blusas de dry-fit, acho mais confortável)
- 1 pijama de calça e manga comprida
- 1 tapa-olho (nunca viajo sem isso!)
- 1 par de tampão para os ouvidos (isso também está sempre na minha bagagem!)
- 1 par de chinelo
- 1 par de bota de trekking
O que levar para o Circuito W – mais alguns itens essenciais
- câmera fotográfica
- GoPro
- carregadores para celular/ câmera/ GoPro
- carregador solar (nos salvou, pois como no frio as baterias descarregam mais rápido, aproveitamos para durante a caminhada carregar a câmera e garantir as fotinhos!)
- kit de primeiros socorros (Advil, Dorflex, Buscopan, Luftal, anti-ácido, Band-aid, gaze, atadura, micropore, anti-séptico)
- kit de higiene (escova e pasta de dente, desodorante, talco, protetor solar facial e labial, hidratante, shampoo e condicionador, sabonete, pente, caixinha para lente de contato e soro fisiológico)
- 1 par de bastões de trekking
- lanterna de cabeça (eu não levei, mas está aqui na lista pra ninguém repetir minha burrada! rs)
- caneta e bloquinho de anotações de viagem
O peso total da minha mochila, incluindo o peso dela, foi de 9,5kg. Ajustando a mochila corretamente na barrigueira, foi um peso ok para levar ao longo da caminhada – principalmente considerando que para chegar nos lugares mais íngremes, estávamos sempre com a mochila de ataque somente.
Não cometa alguns erros
Jet Boil (fogareiro)
Levamos nosso Jet Boil, alguns sachês de chá, café, capuccino e dois pacotes de cookies que nos renderam um café da tarde delícia após conhecermos o Vale do Francês, mas só pudemos utilizar o fogareiro no Camping do Italiano, pois é proibido utilizá-lo fora da área do camping, por motivo de preservação da natureza (motivo mais do que justo!).
Carregamos esse peso extra durante dias, para utilizar uma única vez… será que vale a pena? Hoje, sabendo da limitação de locais para o uso do fogareiro, eu não levaria novamente – considerando o mesmo esquema de viagem, ficando nos refúgios com pensão completa.
Carregador solar
Não considero um erro, pois aproveitamos para utilizá-lo quando de repente descarregou a bateria da minha câmera, que estava cheia até então. Mas, como nos refúgios tem tomada, não é um item essencial – então se quiser eliminar esse peso, vá fundo!
Preste atenção
Se você for fazer o Circuito W com a Fantastico Sur, não precisa se preocupar levando snacks. Só leve algo diferente se você não gostar de nuts, pois eles dão um pacote grande desses por dia (passas, amendoim, castanha, nozes e frutas desidratadas).
Ah, levamos gel de carboidrato e foi muito bom em alguns momentos, esse sim acho que vale a pena levar, nem que seja só por precaução!
Como é o trekking
Pra resumir em uma só palavra: M A R A V I L H O S O!
Saiba como foi a viagem toda clicando aqui!
Até a próxima! 😉
Sidnei
• 5 anos agoOlá. Muito bom o post. Esses itens podem ser em qualquer época do ano que for realizar o W?
leticia.lucin
• 5 anos agoOlá Sidnei! O Circuito W (o Circuito O também) pode ser feito entre outubro e abril, meses em que estão abertos os refúgios. Sim, creio que a lista de itens pode ser mantida a mesma para todo esse período! Obrigada!