fbpx

Em De Tudo Um Pouco

Como programar sua viagem do ZERO

Como programar sua viagem do zero

 

Você sabia que a viagem já começa durante o planejamento? Quer ter o prazer de programar sua viagem do zero e não sabe como? Acompanhe esse artigo e comece agora mesmo!

 

Saiba como planejar sua viagem do ZERO seguindo apenas alguns passos

 

  1. Faça uma lista das viagens desejadas
  2. Escolha 3 destinos – verifique tempo disponível e melhor época para conhecer o local
  3. Faça o orçamento para cada um dos destinos e veja qual se encaixa
  4. Fique de olho no preço das passagens
  5. Escolha o melhor local para se hospedar e faça logo sua reserva
  6. Defina o que mais deseja conhecer durante sua viagem
  7. Deixe um dia livre
  8. Vai fazer um trekking? Veja se tem tudo o que precisa
  9. Precisa de guia para o local?
  10. Verifique passaporte e visto
  11. Leve um pouco de moeda local

 

Tenha uma lista das viagens desejadas

 

Como planejar sua viagem do ZERO. Tenha uma lista dos lugares que deseja conhecer.

O legal de ter uma lista com as viagens que você deseja fazer é facilitar na hora que surge uma oportunidade para aquele tão esperado descanso! Nem sempre temos a quantidade de tempo que queríamos para pensar em tudo com antecedência, então sempre é bom já ter algo a mão.

Nós fazemos a nossa lista separada em destinos nacionais/internacionais e anotamos qual a melhor época para conhecer o local. Outra coisa legal é anotar ao lado quantos dias são necessários para curtir aquele destino ( leia diversos blogs para ter mais de uma visão sobre o local), pois muitas vezes temos que selecionar a viagem que caberá dentro dos dias de folga disponíveis.

Não poupe imaginação e escreva todos os lugares que você tem o desejo de conhecer. Se conseguir listar por ordem de prioridade, valerá a pena o esforço.

 

A escolha do destino

 

Com sua lista na mão e os dias disponíveis de folga, você já consegue fazer uma pré-seleção do próximo destino. Veja se a época está de acordo para desfrutar o melhor que o local tem para oferecer e sobrará então um pequeno detalhe para definir de vez a viagem: o ORÇAMENTO! 

Costumamos selecionar dois ou três destinos para seguir para a próxima etapa.

 

O orçamento

 

Dinheiro para rodar o mundo

Taí um item extremamente pessoal, infelizmente não tenho como dar dicas do quanto você deve gastar ou não em uma viagem.

Para definir o orçamento para cada destino selecionado, faça uma simulação dos seguintes itens:

  • Como chegar – de avião/ ônibus/ carro (costumo ler diversos blogs)
  • Valor total de deslocamento (consulte sites como SkyScanner e Decolar)
  • Gastos com hospedagem (verifique no Booking)
  • Custo com alimentação (entre no Trip Advisor para ter ideia de preços)

Dê uma olhadinha em quanto de dinheiro tem guardado, veja o quanto pode destinar para suas férias sem colocar sua vida financeira em risco.

Tá na dúvida de como ter uma vida financeira saudável e poder realizar seus sonhos? Consulte o pessoal da Finance4U,  agende o seu diagnóstico financeiro e obtenha um “mapa” detalhado das suas finanças!

 

Agora que já sabemos para onde vamos, qual o próximo passo?

 

De olho nos preços das passagens

 

Como planejar sua viagem do ZERO. Fique de olho no preço das passagens.

 

Se para chegar no seu destino você vai depender de passagens aéreas, o ideal é fazer a pesquisa nos sites Decolar e SkyScanner para a data ou período desejados. Se você ativar o recebimento de notificações, acompanhará diariamente a variação dos preços. Com isso, pode definir qual o melhor dia para viajar e qual o melhor dia da semana para comprar as passagens.

Pesquisas mostram que conseguimos melhores preços com mais de 60 dias antes da viagem, então se você não tem todo esse tempo, não demore muito para adquirir suas passagens.

Faça pesquisas sim, em diversos sites, busque por promoções, só não fique esperando muito, senão ao invés de desconto, gastará mais que o desejado com deslocamento.

 

Reserve sua hospedagem

 

Para decidir qual o melhor bairro ou cidade para ficar, aqui também serve o conselho para ler diversos blogs e perguntar para outros viajantes que já estiveram por lá. Vale consultar grupos específicos de Facebook, fóruns sobre viagens e conversar com seus amigos.

Com a maior antecedência que puder, pesquise preços e melhor localização para a sua hospedagem e faça as reservas! Costumamos fazer todas as reservas através do Booking, nunca tivemos problemas e olha que já usamos há cerca de 15 anos.

 

Como planejar sua viagem do ZERO. Reserve sua hospedagem antecipadamente.

 

Se puder dar uma forcinha aqui para o blog e fazer suas reservas através do nosso link, agradeço muito! Você não paga nada a mais por isso.

 

Pesquise o que você quer conhecer durante sua viagem

 

Dependendo do destino, a antecedência é fundamental para que você consiga ir a lugares que tanto deseja. Um exemplo perfeito para isso é quando a viagem pretendida é para Machu Picchu.

 

Ruínas de Machu Picchu

 

Se você não fizer seu planejamento e reservas com antecedência, pode não conseguir:

  • ingresso para entrada no Parque Nacional para ver as ruínas incas – há limite no número de visitantes
  • ingresso para subir a montanha que deseja dentro do Parque- saiba como foi a nossa escolha, clicando aqui
  • passagens mais baratas para o trem  de Poroy (ou Ollantaytambo) até Águas Calientes

Então, novamente, faça muita pesquisa e defina o que é importante para você conhecer na sua próxima trip. Verifique se é aconselhável fazer algumas ou todas as visitas com guia. Na minha opinião, quando vamos conhecer lugares históricos, vale muito a pena ter guia para ouvir todas as explicações e curiosidades do local.

 

Deixe algum dia livre

 

Não coloque passeios em todos os dias, algumas coisas podem acontecer e você vai ficar sem opção:

  • atrasos no vôo
  • sofrer com o mal da altitude
  • precisar de mais descanso
  • mau tempo

Os exemplo acima podem mesmo acontecer, não caia no erro de achar que com você não acontecerá. Para ter uma ideia, quando chegamos em Cusco (peru), meus primeiros dois dias foram em câmera lenta devido ao mal da altitude. Se tivéssemos programado algo para aqueles dias, eu teria perdido.

Em relação a atrasos no vôo, tivemos uma péssima experiência com a nossa viagem para o Parque Torres del Paine, quando fomos fazer o Circuito W.

 

Vai fazer um trekking?

 

Se a intenção da viagem é fazer um trekking – verifique a duração, distância, locais para acampar ou pernoitar em refúgios, pontos de água pelo caminho e temperatura média para a época desejada.

Com essas informações você poupa passar por uma série de perrengues, ficando assim sujeito a passar somente por todos os outros perrengues característicos de uma viagem no meio da natureza! rs

Por exemplo, se for um trekking planejado por uma agência e contar com refúgios, você poupa de carregar um bocado de peso. Acho ideal para quem vai entrar no mundo do trekking e ainda não sabe como planejar tudo sozinho.

 

Trilha para o Refúgio El Chileno - Circuito W

 

Foi o que fizemos, quando estreamos no mundo do trekking (caminhada por mais de um dia) com a nossa viagem para o Circuito W.

 

Precisa comprar equipamentos/ vestuários específicos?

 

Mochilões para o trekking pelo Circuito W

Pesquise se tem tudo o que é necessário para a viagem, assim poderá escolher o que precisa e terá tempo hábil para a entrega dos itens. Muitas vezes só encontramos alguns itens específicos para compra online e nem sempre o frete é tão rápido/barato quanto queremos.

Se for acampar, uma dica (novamente) é pesquisar se os equipamentos/ vestuário que você já tem, atendem às condições climáticas que irá encontrar. 

Costumo fazer minhas pesquisas e compras no site da Loja Alta Montanha e da Decathlon.

 

É necessário ter guia?

 

Veja se para você ou se para o local é necessária a contratação de um guia. Tem certos locais que são de difícil acesso e não há disponibilização das coordenadas de GPS. Não deixe de conhecer esses atrativos, contrate um guia local, colabore com o turismo sustentável e curta ao máximo a sua viagem! 

Vale a pena pegar referências de guias especializados com outros viajantes ou com a própria hospedagem em que estiver.

 

Mais alguns detalhes importantes

 

O passaporte está válido?

 

Passaporte com carimbo de Machu Picchu

 

É básico e simples, mas normalmente o passaporte fica bem guardadinho enquanto não precisamos dele. Então vale a pena checar se a data de validade está condizente com a época da viagem.

 

 

Precisa de visto?

 

O mesmo vale para o visto! Se já tiver, veja se está válido. Se ainda não tem o visto para o local, agende com antecedência a visita ao Consulado.

 

Precisa de PID?

 

Vai alugar carro durante sua viagem internacional? Veja se é necessário ter a Permissão Internacional para Dirigir – PID. Consulte aqui mais informações.

 

Leve um pouco de moeda local

 

Dólar americano

Principalmente se for para lugares mais remotos! Nem todo mundo aceita cartão ainda e lembre-se que tem a taxa de IOF para as transações internacionais que fazemos.

Verifique com seu banco a taxa cobrada para saques internacionais e se programe para não precisar fazer múltiplos saques na mesma viagem. 

 

 

Pesquise taxas de ingressos para Parques Nacionais

 

Entrada do Posto Marcão no Parque Nacional de Itatiaia

 

Normalmente, Parques Nacionais aceitam somente dinheiro para o pagamento da entrada. Então, consulte os valores nos sites oficiais e já deixe esse dinheiro separado. Lembre-se que você pode não encontrar caixas eletrônicos nas cidadezinhas próximas.

 

 


Acho que com essas informações já dá para começar a se aventurar a planejar sua viagem do ZERO! Se quiser saber mais sobre alguns destinos ou estiver com dúvidas, deixe seu comentário aqui embaixo que será um prazer te ajudar.

 

Com exceção das minhas fotos, todas as imagens utilizadas nesse post foram baixadas do Pixabay e além de gratuitas para uso comercial, são de atribuição não requerida.

Share Tweet Pin It +1

Você também pode gostar

O que levar para o Circuito W

Publicado em 26 de fevereiro de 2019

programe seu fds desde já - parque nacional de itatiaia

Programe Seu FDS Desde Já

Publicado em 15 de maio de 2019

Conheça o Pico do Marinzinho

Publicado em 24 de setembro de 2018

Post AnteriorTrilha para o Pico do Papagaio
Próximo PostTudo sobre o Fitz Roy e muito mais em El Chaltén

2 Comentários

  1. Júlia Magalhães
    2 anos ago

    Muito bom seu post, informações muito importantes para quem quer se programar para uma viagem. Planejamento é um passo fundamental em qualquer viagem, e para quem esta com pouca grana a dica é optar por uma viagem de ônibus que acaba tendo um custo bem menor e mesmo assim dá pra conhecer lugares incríveis. Para pesquisa de passagem de ônibus tem esse site bem legal https://www.passagensbr.com/home nele é possivel pesquisar o trajeto para diversos destinos do Brasil.

    Reply
    1. leticia.lucin
      2 anos ago

      Olá Júlia, obrigada! Fico feliz que tenha curtido o post! Ótima dica a sua hein, te desejo ótimas viagens =)

      Reply

Deixe seu comentário