fbpx

Em São Paulo

Ana Chata e Base da Pedra do Baú

Tá se sentindo sem tempo para aproveitar um final de semana na montanha? Nós também estávamos, então resolvemos buscar um pique extra e fazer um bate e volta, saindo de São Paulo com destino a São Bento do Sapucaí, para fazermos a trilha para a Ana Chata passando pela base da Pedra do Baú. Foi um sábado muito legal, cheio de subidas e vistas incríveis, como as que serão mostradas ao longo desse relato.

Já tomamos café da manhã em casa para não perdermos tempo parando na estrada para comer. Levamos algumas frutas e bolachinhas para ir beliscando no caminho, acompanhadas de um cafezinho esperto, mantido quentinho na nossa fiel escudeira garrafa térmica.

Já fomos com a intenção de parar o carro no estacionamento do restaurante da Pedra do Baú e então fazer a trilha passando pela base da Pedra do Baú e seguir para a Ana Chata. Confesso que o maridão ficou tentado a fazer a subida da via ferrata até o topo da Pedra do Baú, mas nosso amigo e eu não ficamos muito com vontade não… Enquanto ficamos olhando o movimento do pessoal subindo e descendo, nos encantamos com esse cachorrinho super fofo que ficou esperando bonitinho seus tutores descerem!

Até a base da Pedra do Baú, levamos cerca de 2h caminhando (e parando para tirar umas fotos) desde o estacionamento. As subidas, falando da trilha em geral, são bem puxadas sim, lendo os comentários de outros trilheiros, eu fui com a impressão de que não fosse tão pesada.

Placa localizada na base da Pedra do Baú

Seguimos em direção a Ana Chata, afinal era o nosso destino e local de almoço também! Dali até a Ana Chata levamos exatas 1 hora andando. Para ir a descida é bem íngreme, cheia de degraus altos, mas não vá pensando que irá sofrer no retorno (subidão que só Chessusss na causa!), pois é um fato: claro que irá sofrer no retorno, então desfrute a ida ao máximo! ?

Para conseguir chegar na Ana Chata é necessário passar por uma via ferrata, na verdade mesmo são cerca de 5 a 6 degraus de ferro, bem tranquilo para ser ultrapassado até por quem tem medo de altura (tinha uma pessoinha assim na nossa turma! rs). Saindo desses degraus é obrigatória a passagem por uma “grutinha” bem apertada e bem escura (levamos lanterna para facilitar). O terreno dessa grutinha é super arenoso, então não espere sair com a blusa e a calça limpas!

Chegamos na base da Ana Chata e a vista já era bacana:

Mas o topo nos aguardava! E como valeu a pena cada passo caminhado até aqui!

Ficamos um tempo só curtindo o silêncio e a vista incrível que mais uma vez a Mantiqueira nos proporcionou.

Voltamos para a base da Ana Chata e fizemos nosso lanche-almoço:

– Bisnaguinha

– Cream Cheese

– Copa

– Pé de moleque

Energias repostas é hora de começar a voltar e o subidão de meu Deus estava lá, nos aguardando! Nessa hora a única dica que dou é manter passos curtos e tentar seguir uma cadência, isso ajuda a dar a sensação de que está progredindo melhor e poupa o físico de desgastes desnecessários.

A dica é a mesma para os descidões também, manter passos curtos te dá mais firmeza e seguir uma cadência, ao invés de ficar travando as pernas, te deixa com menos dores musculares! Se você ainda não faz assim, vale a pena tentar!

Preparo físico também é essencial, se ainda é sedentário, bora levantar e começar alguma atividade!

Legal dizer que o restaurante Pedra do Baú, onde deixamos o carro, tem toda estrutura de banheiro que pode ser utilizada normalmente por quem usa o estacionamento apenas.

Outras dicas importantes:

• Tem um pessoal que fica na base da Pedra do Baú com o serviço de aluguel de equipamento de segurança e guia, para a subida até o topo pela via ferrata
  • Você pode iniciar a subida ao topo até as 14h
  • Não precisa de guia para chegar na base da Pedra do Baú nem na Ana Chata
  • A via ferrata da Ana Chata é muito simples, são cerca de 5 a 6 degraus bem firmes numa parede de pedra e não necessita de equipamento de segurança

O que levar:

• Snacks para comer ao longo da viagem e da trilha (nuts/ bolachas/ frutas)
  • Lanche para comer apreciando o visual
  • Água (cerca de 2L por pessoa, pra não passar perrengue)
  • Lanterna de cabeça (para passar pela grutinha)
  • Mochila pequena (entre 10 a 15L é um tamanho ótimo)

O que vestir:

• Calça para trilha ou legging
  • Camiseta
  • Se for no inverno, vista-se em camadas (camiseta + segunda pele + jaqueta de pluma + casaco corta-vento)
  • Tênis ou bota de trilha – já amaciados
  • Meias confortáveis (como tem muita subida e descida, há muita fricção entre o pé e o calçado)

Quanto custou fazer esse bate-volta (São Paulo/ São Bento do Sapucaí/ São Paulo):

Combustível (Diesel)

R$175 (50L)

Pedágios

+- R$30

Estacionamento (Restaurante Pedra do Baú)

R$20

Lanche

+-R$30

Valor total para 3 pessoas

R$255

R$85/pessoa

Fique ligado aqui no blog que em breve teremos mais novidades! Até mais 🙂