fbpx

Em De Tudo Um Pouco

Tutorial – Como Fazer um Shit Tube

Tutorial – Como Fazer um Shit Tube

Você está programando alguma travessia ou camping selvagem e ainda não sabe o que fazer com o número 2? Vamos resolver isso agora, acompanhe aqui o Tutorial – Como Fazer um Shit Tube!

Para adquirir todo o material listado abaixo é só ir em um depósito de material de construção. Eu comprei tudo numa lojinha de bairro e gastei R$55 para montar 2 Shit Tubes.

 


 

QUAL MATERIAL NECESSÁRIO

  • 25cm de tubo PVC de 100mm (já comprei na medida certinha)
  • 2 tampas para tubo PVC de 100mm
  • 1 anel de vedação de 100mm
  • 1 tubo pequeno de cola de PVC
  • 70cm de corda ou cordelete (7mm)
  • 1 pote de cal
  • Jornal
  • Saquinho cata-caca (petshop)
  • Saquinho ZIP ou algum com fecho

 

COMO MONTAR O MEU SHIT TUBE

  1. Nas partes que foram cortadas do tubo de PVC, o ideal é com uma lima você desgastar e dar acabamento com uma lixa (usamos a 220). Assim facilita no encaixe do tubo na tampa.
  2. Lixe uma faixa de cerca de 2 dedos de espessura nas duas bordas do tubo, assim facilita para a cola aderir e para a tampa entrar e sair com mais facilidade.
  3. Local correto para o encaixe e colagem do anel de vedação

    Primeiro, em uma das tampas, cole o anel de vedação, na saliência apropriada, com a cola para PVC e segure firme por 30 segundos.

  4. Depois, nessa mesma tampa, passe cola em toda a parte interna e encaixe o tubo. Esse será o fundo fixo do seu Shit Tube.
  5. A outra tampa é apenas encaixada.
  6. Faça a amarração com a corda/cordelete para permitir que o Shit Tube seja pendurado do lado de fora da mochila.
  7. Arrume dentro do saquinho ZIP as folhas de jornal dobradas uma a uma, o rolinho de saquinho cata-caca e coloque um saquinho com cal. A quantidade é de acordo com o número de dias que o Shit Tube será utilizado.

 

NOTA: Não consegui de forma alguma encaixar a tampa com o anel de vedação no tubo, estava muito difícil, tendo que fazer muita força. Pedi a ajuda do Cassio que conseguiu encaixar as peças, mas não foi nada fácil. Acabamos nem usando a cola na tampa, pois não conseguimos desencaixar de jeito nenhum, usamos a cola somente no anel de vedação. Se alguém tiver uma dica de como facilitar o encaixe, pode deixar nos comentários desse post, por favor!

 

COMO UTILIZAR O KIT

  1. Abra uma folha de jornal no chão, espalhe um pouco de cal no meio e faça o número 2.
  2. Jogue um pouco de cal sobre o ?, dobre o jornal, coloque dentro de um saquinho cata-caca juntamente com o papel higiênico utilizado, retire o ar de dentro e dê um nó.
  3. Acomode o cata-caca dentro do Shit Tube e pronto! Agora é só passar um álcool gel nas mãos e seguir viagem!
  4. Quando chegar em casa ou algum lugar que tenha banheiro é só descartar o ? no vaso e dar descarga. O jornal, papel higiênico e o saquinho plástico podem ser descartados no lixinho do banheiro.

O Tutorial – Como Fazer um Shit Tube e o método de utilização foram pesquisados na internet, mas a principal fonte de inspiração foi o site MantiEx

A cal serve para endurecer e amenizar o odor das fezes. Assim, carregando o Shit Tube você não sentirá nenhum mau cheiro.


 

PRATICANDO O CONCEITO DE MÍNIMO IMPACTO

 

Com a disseminação desse jeito simples de proteger a natureza, é possível manter nossas montanhas limpas. Deixando assim, o ambiente com o mesmo aspecto de quando chegamos lá.

Todo montanhista deve ter o seu Shit Tube e incentivar o uso entre seus amigos, pois se CADA UM FIZER A SUA PARTE, AINDA HÁ ESPERANÇA DE UM MUNDO MELHOR! 🙂

Share Tweet Pin It +1

Você também pode gostar

Agulhas Negras – Parque Nacional de Itatiaia

Publicado em 11 de julho de 2019

Barraca The North Face Acampamento Poincenot

O que levar para acampar no Fitz Roy

Publicado em 16 de janeiro de 2020

Ana Chata e Base da Pedra do Baú

Publicado em 22 de março de 2019

Post AnteriorReview Bota de Trekking - The North Face
Próximo PostBiscoitinho de Pimenta

2 Comentários

  1. RENATO
    3 anos ago

    Passar óleo no anel de vedação ajuda a encaixar.

    Insta: @renato.lopesjr

    Reply
    1. leticia.lucin
      2 anos ago

      Ótima dica, Renato! Valeu =)

      Reply

Deixe seu comentário