Eu já comentei em outros posts que gosto muito de levar o sanduba com recheio de frango desfiado para comer nas trilhas e viagens, mas tava faltando postar a receitinha!
É bem simples e rápido de preparar, não precisa de muitos ingredientes e dá pra deixar pronto na geladeira no dia anterior – só vejo vantagens! Rs
A quantidade abaixo é suficiente para rechear duas baguetinhas com parmesão:
Primeira etapa:
- 1 peito de frango (sem pele e sem osso)
- Alecrim, sálvia, louro, orégano, tomilho, manjericão (frescos)
- Alho
Coloque o peito de frango cortado em pedaços médios em uma panela e cubra com água. Adicione os temperos que preferir. Eu costumo amarrar com barbante um galhos de alecrim, sálvia, orégano, tomilho, manjericão e uma folha de louro. Então é só colocar na água, junto com um dente de alho inteiro descascado.
Leve ao fogo alto e quando começar a ferver pode abaixar o fogo e ir acompanhando o cozimento. Cortado em pedaços médios (cada metade de peito em cerca de 3 a 4 pedaços),o frango costuma levar cerca de 5 minutos após a água ter entrado em ebulição. Mas para não ter dúvida (e nem frango cru) é só retirar um dos pedaços e cortar ao meio para ver se está todo branquinho por dentro.
Dica
Evite deixar mais tempo que o necessário, pois é muito fácil deixar o frango ressecado e aí não vai ficar tão gostoso!
Retire o frango da água e desfie ainda quente. Reserve.
Segunda etapa:
- Cenoura ralada (1 unidade média)
- Azeitona verde picada (cerca de 6 a 8 unidades)
- Orégano desidratado
- Azeite
- Sal e Pimenta do Reino
- Maionese ou requeijão (também pode usar cream cheese ou creme de ricota)
Em uma vasilha, adicione ao frango desfiado (quente ou frio) um pouco de sal e pimenta do reino. Então tempere com um pouquinho de azeite e junte com a cenoura ralada, azeitona verde picada e orégano. Vá adicionando a maionese ou requeijão aos poucos e deixe com a textura que mais gostar!
Misture tudo muito bem e prove, ajuste o sal e a pimenta se precisar.
Pode colocar queijo também? Sempre pode colocar queijo!
Prontinho, se quiser adicionar umas fatias de queijo quando for montar o lanche, creio que só irá enriquecer o sabor e os nutrientes!
Essa receita de recheio de frango para sanduba é só uma ideia do que é possível fazer. Aliás, fique livre para trocar qualquer ingrediente pelos que forem de sua preferência e também para adicionar o que parecer interessante.
Eu costumo preparar os sanduíches no mesmo dia que irei consumi-los, enquanto estou esperando a cafeteira ficar pronta, abro os pães, passo o recheio e embrulho em papel manteiga. Guardo os sanduíches num saco plástico junto com alguns guardanapos, depois de vazio, esse mesmo saquinho já serve para armazenar todo o lixo produzido!
Dentro do carro, levo tudo numa sacola térmica com gelox até chegar no local. Se a trilha for no verão ou algum lugar muito quente, o ideal é transportar numa térmica até a hora do consumo. Como a temporada boa de montanha é no inverno, não há necessidade de levar térmica durante a trilha. Mas tem que consumir dentro de algumas horas, nada de consumir no dia seguinte! Quem vai ditar o tempo de duração do recheio é a temperatura ambiente, então atenção redobrada.
Até a próxima! ?
Sidnei
• 5 anos agoOlá , o lanche parece muito saboroso! Alguma dica para levar de bebida ou só água mesmo?
leticia.lucin
• 5 anos agoOlá Sidnei! Esse lanche fica bem gostoso mesmo, vale a pena fazer e depois me dizer o que achou hein! 🙂 Para beber, costumo ficar só na água mesmo, pois não muito amiga de refri, isotônico nem suco pronto… Mas o Cassio e eu gostamos de levar nosso fogareiro sempre que dá. Aí rola um café fresquinho pra tomar depois do almoço! Já ajuda a dar uma variada na água, né! rs